
Gastrite: Principais Alimentos que devemos evitar
Gastrite é caracterizada pela inflamação do revestimento interno do estômago, podendo ser aguda ou cronica.
Possíveis Causas
Uso prolongado de medicamentos como aspirina e anti-inflamatórios, infecção por H. Pylori, gastrite autoimune – quando o sistema imune produz anticorpos que agridem e destroem as células gástricas e fatores emocionais também causam alterações gastrointestinais.
Sintomas
Geralmente são apresentados na forma de dor epigástrica intensa, indigestão, azia, sensação de estufamento, perda de apetite e náusea e vómitos.
Alimentos que devem ser evitados
Evitar bebidas ricas em cafeínas e estimulantes como chá verde, preto ou chimarrão, evitar alimentos ricos em condimentos picantes ou páprica, evitar o uso de bebidas alcoólicas e principalmente diminuir o consumo de alimentos ricos em gorduras principalmente, ultraprocessados, frituras e fast food.
Um ponto principal no tratamento nutricional da gastrite é a diminuição do volume alimentar e aumento da quantidade de refeições no dia, o mais indicado de 6-8 refeições por dia.
Geralmente essa classe de alimentos aumentam a secreção ácida e produzem dispepsia, sentindo ainda mais os sintomas relatados.
Nutricionista Gabriela Golfetto CRN-8 16106