
Não devemos comer menos para emagrecer!
O emagrecimento ocorre com o princípio básico do déficit calórico (comer menos do que seu corpo necessita para mantê-lo) mas esse menos que falamos corresponde a calorias (que é a forma de energia que nosso corpo precisa para sobreviver). Necessariamente não corresponde a quantidade de alimentos ou o volume alimentar no seu prato.
Para isso utilizamos a famosa densidade calórica. Calma! Vamos entender melhor com exemplos: em 100g de macarrão cozido (141 kcal) obtemos como substituição 170g de batata inglesa cozida (146 kcal) ou 300g de abóbora cabotia cozida (144 kcal).
Entende que a quantidade de alimentos muda, mas a quantidade calórica não? Isso se chama densidade calórica. Alguns alimentos são mais densos em calorias, comparado com outros. Ajudando nas escolhas alimentares perante o emagrecimento.
Afinal, com maior volume de alimentos (quantidade) maior saciedade. Portanto, quando escutamos que tem certos alimentos que são mais benéficos ao emagrecimento, dependendo do contexto, se encaixa a esse critério. Comer mais em quantidade e menos em calorias!
Dica extra:
Quer emagrecer sem olhar quantidades? Use dos vegetais para isso! Principalmente cozidos, vão trazer uma gama de fibras (estimulando sua saciedade) e podem ser consumidos em grandes quantidades devido a maioria das suas calorias não serem absorvidas pelo sistema gastrointestinal.
Nutricionista Gabriela Golfetto CRN-8 16106